Sites essenciais para profissionais da Química que atuam no Brasil

Há certas atividades profissionais extremamente reguladas. A atividade do profissional da Química é uma delas.  Infelizmente, os currículos dos cursos formadores negligenciam os conhecimentos administrativos do exercício da profissão. Por conhecimentos administrativos quero dizer os conhecimentos referentes às normas e diretrizes que norteiam a atividade profissional. No Brasil, profissionais da Química exercem sua atividade profissional sob a tutela do sistema CFQ/CRQs e diretrizes da ABNT, INMETRO e ANVISA.  Essas três últimas, ainda que não regulem diretamente a profissão, têm profundo impacto no exercício da mesma.

O pouco conhecimento administrativo por parte do profissional acaba por resultar, na maioria das vezes, em uma ignorância técnica seletiva. A ignorância técnica seletiva é própria de profissionais da Química que restringem sua capacitação técnica a treinamentos ofertados pelos empregadores. As empresas ofertam treinamento técnico para atender a requisitos muito específicos, a saber,  aqueles restritos ao seu nicho de atuação e quase sempre não justificam seus procedimentos à luz das normas e diretrizes que regulam a atividade. O resultado é um profissional que, não obstante sua expertise técnica, ignora as implicações legais do exercício da sua profissão em um contexto mais amplo. Essa ignorância acaba, ao longo do tempo, limitando a carreira do profissional da Química que, por natureza, é um profissional generalista e supostamente capaz de atuar em diversas áreas. 

O caminho para solucionar essa questão não é questionar os empregadores, mas lembrar os profissionais da Química do caráter central e geral da sua atividade profissional. O empreendedor não precisa se preocupar com um conhecimento mais amplo, mas o profissional da química tem a obrigação de honrar as atribuições conferidas pelo sistema CFQ/CRQs. A melhor maneira de estar à altura dessas atribuições é ser capaz de, quando solicitado, atuar em diversas áreas específicas com igual excelência em todas elas. Alguém poderia objetar dizendo que isso não é possível, ao que eu responderia que não é possível para o profissional que não sabe, por conta própria, onde buscar informações administrativas sobre a área que solicita seus serviços.

No entanto, o profissional da Química que teve boa formação generalista, formação esta atestada por sua carteira funcional expedida pelo sistema CFQ/CRQs,  que é proativo e que se informa sobre as particularidades de cada uma das áreas onde pode atuar, será capaz de transitar nos mais diversos nichos. Mas como e onde procurar essas informações?

Como foi dito acima, a atividade do profissional da Química tem seu exercício extremamente regulado. Essa regulação fica a cargo do sistema CFQ/CRQs, sempre alinhado com as diretrizes da ABNT, do INMETRO e da ANVISA. Pois bem, é nos sites dessas instituições que você encontrará informações fidedignas para exercitar a profissão de químico nas mais diversas áreas, incluindo orientação técnica. Lembrando: cada CRQ tem seu site específico. 

Seguem abaixo os links das instituições supracitadas:

 CFQ

ABNT

INMETRO

ANVISA

 Moacir Gabriel

 







Comentários